Imagem Destacada Curso

Jogo do Herói

Crie um estado de fluxo e melhore sua concentração.

Presencial

a

APRESENTAÇÃO

O que é?

Você já deve ter jogado Banco Imobiliário, War, Detetive ou Jogo da Vida, correto? Lembra como o tempo costumava a passar rápido quando jogávamos, por estarmos inserido em uma história amigável, com regras definidas, e com uma recompensa no fim?

É isso que os jogos fazem conosco. Eles nos fazem entrar num estado de concentração plena, de imersão completa, que é chamado na psicologia de estado de fluxo.

Ao utilizar de componentes lúdicos, o Jogo do Herói cria um estado de fluxo, onde sua concentração se volta completamente ao desafio escolhido. Ao pensar nesse desafio com completa entrega, ele se torna mais fácil de resolver.

Como funciona?

O Jogo do Herói segue os seguintes passos:

  1. Todos os jogadores escrevem seus Grandes Desafios (problemas que trabalharão durante o jogo).
  2. Os pinos do jogo (chamados de máscaras ancestrais) são sorteados
    1. Cada jogador diz como seu problema é visto através daquela máscara ancestral.
  3. Cada jogador recebe uma carta de chamado, que concede uma reflexão adicional para o seu desafio
    1. Cada jogador expõe como o chamado se relaciona com o seu desafio.
  4. Cada jogador recebe uma quantidade inicial de energias para começar o jogo e reflete sobre o significado da quantidade de energias recebidas.
  5. O jogo começa com a escolha do primeiro jogador.
  6. Depois de iniciado, cada casa do jogo gera insights e novas maneiras de ver o desafio, além de gerar provocações construtivas sobre como enfrentar o problema.

Quem pode jogar?

Qualquer pessoa pode jogar o Jogo do Herói, basta estar aberta à reflexão e à uma experiência lúdica diferente.

A quem não é aconselhado?

Quem não deseja participar e menores de 14 anos. (Acreditamos que é necessária uma certa maturidade, proveniente de uma mínima experiência de vida, para que o participante possa vivenciar a experiência de forma mais proveitosa).

O que é preciso para jogar?

Um facilitador; um ambiente reservado; três horas e meia (duração do jogo); papel e lápis para anotações.

O que esperar da experiência?

Estimulados pela estrutura e dinâmicas do Jogo, pelo facilitador e pela interação entre os participantes, cada jogador vai interagindo, no seu tempo, com elementos das grandes histórias heroicas da humanidade. Os resultados de forma geral são: apontamentos pessoais, possibilidades de ação em relação ao desafio proposto pelo participante, e na grande maioria dos casos, uma sensação de que o jogo foi feito sob medida para você e para as suas dúvidas.

Quais os possíveis benefícios da experiência?

Efeitos Individuais:

  • Estimulo à resolução de problemas: a configuração do jogo é orientada para promover uma postura ativa na resolução dos problemas que o participante enfrenta e escolhe trazer para a partida.
  • Responsabilidade: por posicionar o participante como agente protagonista da própria vida, o jogo vincula o sentimento e postura de responsabilidade da pessoa perante os seus desafios, combatendo desta maneira uma postura de “vítima da vida”.
  • Criatividade: o jogo permite que os participantes percebam a si mesmos e a seus próprios desafios de uma perspectiva completamente atípica – porém funcional – daquilo que se vive no dia-a-dia, permitindo assim que a pessoa se relacione consigo mesma e com sua vida de maneira inovadora, utilizando recursos e conhecimentos que podem estar sendo ignorados.
  • Assimilação de Conteúdos: a atmosfera lúdica e cooperativa do jogo estimula a inteligência coletiva, facilitando a assimilação dos conteúdos trazidos pelo jogo.
  • Inspiração: o jogo foi criado com linguagem, design e atmosfera que promove o encantamento dos participantes, situando-os numa perspectiva mítica e inspiradora, criando o ambiente ideal para a percepção de sincronicidades (coincidências significativas).
  • Instrumento para Meditação: ao tirar o participante do turbilhão do dia-a-dia, envolvendo-o num clima pouco usual e direcionando-o para uma reflexão profunda sobre um determinado aspecto durante algumas horas, o jogo promove um efeito semelhante a uma prática meditativa.
  • Autoestima: o jogo equilibra momentos de inspiração com provocações saudáveis que ajudam o participante a se encontrar além da polarização entre impotência X prepotência, promovendo o encontro com a verdadeira autoestima.
  • Diversão: jogar é uma brincadeira muito divertida.

Efeitos coletivos:

  • Cooperação: o jogo é essencialmente cooperativo em seu desenrolar. Os participantes são encorajados o tempo todo para a ajuda mútua, promovendo a cordialidade e a união.
  • Empatia: o jogo permite a expressão de aspectos interiores dos participantes, revelando sentimentos e facetas pessoais antes inacessíveis aos demais. Como consequência, temos um maior reconhecimento do “outro” e sensibilização pelos seus problemas.
  • Formação de Vínculos: os participantes do jogo são aliados em uma atividade transformadora. Transformações envolvem reflexões profundas, inovações radicais, entrega, aceitação. A consequência de partilhar esses momentos especiais é o potencial estabelecimento de vínculos de companheirismo para além da mesa de jogo.
  • Catalisação de Mudanças Coletivas: a natureza dinâmica, interativa e cooperativa do jogo possibilita a transposição das situações de jogo para os desafios coletivos e vice-versa. Os participantes podem usar seus insights pessoais em prol da solução de desafios coletivos.
Compartilhe:
Adicionar ao Calendário South America/São Paulo Curso Jogo do Herói Crie um estado de fluxo e melhore sua concentração. RUA PROFESSOR FRONTINO GUIMARÃES, 302 - São Paulo, São Paulo 04017-050 Brasil