Imagem Destacada Curso

MARCA VIVA

Branding orgânico e colaborativo

Presencial

a

APRESENTAÇÃO

Em um mundo líquido, ambíguo e incerto, mais que estratégicas, as marcas precisam ser emergentes. No curso Marca Viva pensaremos o branding a partir de princípios sistêmicos. Usando metodologias colaborativas, vamos trabalhar um caso real trazido pelos participantes, mergulhando na complexidade de um empreendimento para cocriar uma narrativa de marca essencial e com propósito.

Como assim?

Uma marca pode ser entendida como um “contorno” a partir do qual os públicos distinguem uma empresa, produto ou serviço em um ecossistema de relações. Mas negócios são processos vivos complexos, e uma marca pode ser experienciada de formas muito diferentes por seus diversos públicos, gerando percepções cheias de nuances e contradições.

A abordagem living branding busca uma concepção da marca como um todo orgânico, compreendendo como é vivida e cocriada nas distintas dimensões das práticas organizacionais: interações humanas, ambientes de convivência, imagem e narrativa empresarial, história e reputação empreendedora, tecnologia e modelo de gestão, estratégia de negócio, relações políticas e socioambientais, etc.

O que as diversas práticas expressam? Como identificar contradições e construir uma marca coerente e efetiva? Onde e como interferir?

Totalmente prático, o curso é ideal para profissionais que buscam:

  • Competências e ferramentas para estudar a dinâmica viva de empreendimentos, desenvolvendo marcas mais complexas e efetivas.
  • Construir marcas inovadoras de forma mais colaborativa e envolvente.
  • Identificar incoerências e gerar harmonia na forma como a marca se expressa nas distintas dimensões do empreendimento.

Formato
30 horas-aula

Público Alvo

Profissionais e estudantes de design
Profissionais e estudantes de comunicação
Profissionais e estudantes de marketing
Profissionais e estudantes de publicidade
Profissionais de RH
Empreendedores criativos
Empreendedores em geral

Escopo

Ao concluírem o curso, espera-se que os participantes:

  • Estejam aptos a aplicar os princípios e metodologias abordados, tanto em empreendimentos próprios, quanto em empresas onde atuem ou na prestação de serviços;
  • Percebam melhora em suas capacidades de observação e diálogo;
  • Visualizem e assumam novas perspectivas em suas práticas, mais sistêmicas e complexas, formulando questões e articulando soluções até então inéditas em relação ao trabalho que desenvolvem;
  • Apropriem-se dos repertórios apresentados a ponto de poder continuar investigando suas práticas, aprofundando o conhecimento adquirido e, assim, encontrando os próprios meios para aplicar tais repertórios;
  • Articulem-se em redes de colaboração e conhecimento para buscar cada vez mais complexidade e efetividade em suas práticas.

Diferenciais do curso

  • Totalmente colaborativo, baseado em processos horizontais de aprendizagem. Um jeito divertido e profundo de aprender fazendo.
  • Articulação com a experiência pessoal dos alunos por meio do estudo de casos que eles mesmos trazem e de práticas de pesquisa colaborativa e cocriação.
  • Interconexão e construção de vínculos com o grupo, por meio de exercícios dialógicos e práticas sociais reflexivas. Uma oportunidade para fazer novas relações e se descobrir a partir do outro.
  • O método exclusivo, uma vez aprendido durante o curso, pode imediatamente ser colocado em prática tanto nos empreendimentos e empresas dos participantes, como em serviços de consultoria.

Conteúdos

  • Processos vivos; Noções gerais sobre sistemas; Observação e distinção; Matéria, forma, processo e significado; Da ameba à empresa: organismos em interação e autoprodução; Inteligência sociocriativa; Pensamento e prática dialógica.
  • O que são valores? Como são produzidos? Comportamento, ambientes e interferências; Fluxos culturais, linguagem e práticas sociais; A realidade como construção social a partir da linguagem.
  • A marca como prática e valor social; Intersubjetividade, a identidade viva da marca; Domínios de significação de uma organização: diversidade em diálogo, identidade e memória, tecnologia, discurso e linguagem, causa e negócio, cidadania e sustentabilidade.

Práticas para ativar a capacidade de observação e escuta. Práticas reflexivas. Diálogo como tecnologia de convivência. Metodologias sociais participativas. Práticas de investigação-ação colaborativa.

COORDENADOR

Pesquisador, educador, consultor e mentor de processos cocriativos. Atua há mais de 20 anos no design e ativação de estratégias, modelos conceituais e arranjos que buscam desenvolvimento social a partir de fluxos criativos. Professor e conteudista do MBA New Branding Innovation.

Conheça seu trabalho em www.andremartinez.info

Compartilhe:
Adicionar ao Calendário South America/São Paulo Curso MARCA VIVA Branding orgânico e colaborativo RUA PROFESSOR FRONTINO GUIMARÃES, 302 - São Paulo, São Paulo 04017-050 Brasil