APRESENTAÇÃO
Mídias Sociais para Gastronomia: Como promover negócios e Chefs de forma integral nas redes.
Este curso foi desenhado para auxiliar profissionais da gastronomia e nutrição, pequenos produtores, microempresários e influencers do segmento a manterem suas próprias redes sociais, de forma ativa, interessante e com bons resultados, sem depender da contratação de terceiros.
Um curso completo, que ajuda o profissional a encontrar seu mercado e se promover sozinho no mundo digital.
O curso é dividido em 3 módulos, que começam no encontro da “persona” autêntica de cada participante e vão até a produção de conteúdo para seus perfis.
Acreditamos que para se alcançar bons números nas redes, precisamos primeiro ter certeza de quem somos e onde queremos chegar, entender onde somos bons e o que nos faz únicos. Este trabalho acontece no primeiro módulo, com a Estiloterapeuta, Mariana Iannuzzi.
O segundo passo é entender mais a fundo as redes mais adequadas ao segmento e como tirar o melhor delas, com baixos orçamentos. Além de aprender a gerir campanhas, gerar conversão e manter o dia-a-dia dos principais canais: Facebook, Instagram e YT, com o estrategista digital Bruno Gael, no segundo módulo
Depois disso, é preciso entender de produção de conteúdo, criação de imagens, fotos e vídeos, para oferecer um conteúdo de qualidade nos canais desejados. Com a produtora Marília Lino, vamos praticar e criar conteúdo audiovisual.
Sendo assim, dividimos o curso em 3 etapas:
MÓDULO 1 – QUEM SOU EU?
PARTE 01
DEFINIÇÃO DA PERSONA: Identidade, nome, bio, visual, estilo, roupas, elementos, paleta de cores
LINGUAGEM: Comunicação verbal, não verbal e visual, cenário
ESTILO DE DENTRO PRA FORA
Para uma comunicação autêntica é fundamental estarmos alinhados com a nossa essência. E isso se dá em esferas que vão muito além da fala. Para que a nossa expressão seja efetiva e sustentável, é fundamental construirmos uma narrativa visual verdadeira que visita aspectos resultantes da nossa autopercepção e autocuidado. O autoconhecimento é a chave mestra para nos guiar no caminho da expressão mais autêntica, que acontece de dentro para fora. Nos encontros vamos caminhar juntos pelas esferas invisíveis da comunicação para traduzi-las em elementos que são visíveis aos olhos e ao coração, como nosso estilo de vestir, gestual, cores, montagem de cenário, etc. Vamos acessar os 5 sentidos para que, através da expansão da nossa percepção, todo potencial de comunicação de cada um se manifeste, respeitando nossas habilidades, necessidades e objetivos.
O que você vai aprender:
- Um novo olhar sobre a forma de se comunicar
- Comunicação integral/integrada: o que é e como construir?
- Quem sou eu? Como o autoconhecimento facilita a sua comunicação nas redes socais
- Como manifestar seu estilo e se expressar de um jeito leve e autêntico
- Design e Personalidade: como criar consistência com objetos, cores e roupas
- Práticas de meditação e alinhamento energético
MÓDULO 2 – PRA QUEM EU QUERO FALAR/ONDE VOU ME COMUNICAR?
Parte 02
Entendimento geral dos principais canais adequados ao segmento: Instagram, Facebook, YT, LinkedIn e outras dicas, escolha de quais plataformas utilizar
Parte 03
COMO ATRAIR O PÚBLICO CERTO PARA O SEU NEGÓCIO
Definir um público-alvo é uma das principais etapas no planejamento de qualquer negócio, sobretudo na Internet, onde a concorrência é cada vez maior. Para se comunicar de maneira efetiva e construir um bom relacionamento com seus clientes é essencial conhecê-los primeiro. Só assim, será possível criar uma boa estratégia de conteúdo capaz de converter seguidores em clientes fiéis à sua marca.
O que você vai aprender:
- Como encontrar o seu nicho de mercado;
- Como definir e desenvolver o público-alvo para atrair pessoas que realmente vão se interessar pelo seu produto ou serviço;
- Como encontrar a sua proposta de valor;
- Como criar um nome mais atrativo para a sua marca na internet;
- Estratégias para desenvolver uma comunidade forte e engajada;
DEFININDO QUAIS CANAIS UTILIZAR: Foco no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn
O que você vai aprender:
- As especificidades de cada rede social e como criar conteúdo para cada uma delas;
- Como criar conteúdos de alto impacto para mídias sociais;
- Como otimizar seus canais digitais para ampliar o alcance de suas publicações;
- Como atrair mais seguidores com potencial de compra de maneira orgânica;
- Como criar oportunidades de negócios através de sua presença online;
- Como criar um relacionamento de confiança com seus seguidores, clientes e parceiros;
- Como utilizar as mídias sociais para aumentar as suas vendas;
- Como divulgar da melhor maneira a sua marca, seus produtos e serviços na internet;
- Estratégias de marketing para mídias sociais que vão trazer resultados reais para você e sua empresa;
DIA 5 – No último dia deste módulo, Bruno monta um “Tira Dúvidas” e verifica os canais dos alunos que queiram compartilhar e receber um feedback (laboratório).
MÓDULO 3 – PRÁTICA E PROTOTIPAÇÃO COM DICAS PARA FOTOGRAFIA DE PRATOS
Parte 04
Criação de perfis e produção de conteúdo audiovisual.
Estilos e formatos, padrão, como fazer, ângulo, iluminação, edição, etc
APRENDA A CRIAR CONTEÚDOS DE ALTO IMPACTO PARA MÍDIAS DIGITAIS
Depois de cumpridas as etapas acima, vamos à prática! Como exercício, vamos criar e produzir conteúdo coletivamente para um canal de YouTube e Instagram do grupo.
DIA 1 – Pré – produção
- Nome do canal
- Artes gráficas
- Definir receitas entrada, salada, suco, prato quente e sobremesa simples
- Dividir em duplas um apresentador e convidado de cada item
- Definir cenário
- Roteiro
DIA 2 – Produção / Gravação
- Apresentação dos equipamentos (câmeras, áudio, luz de vídeo e de foto, flash)
DIA 3 – Edição, criação dos canais e upload de arquivos
- Edição coletiva do material gravado
DOIS MESES APÓS TÉRMINO DO CURSO, TEREMOS MAIS UM ENCONTRO PARA CHECAR OS RESULTADOS DE CADA PARTICIPANTE E FAZER UMA ANÁLISE.
PROFESSORES
MARILIA LINO
Com grande experiência em captação e edição, é especialista em transformar os desafios mais difíceis em diversão. É sócia e responsável da área da produção da DocMakers.
BRUNO GAEL
Especialista em vídeo online e pesquisador de mercado e processos midiáticos em plataformas digitais. É graduado em cinema e mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, onde é membro dos grupos de pesquisa Narrativas Tecnológicas e Inovação em Novas Mídias. Ministra cursos e palestras sobre produção de conteúdo para Internet em diversas instituições, além de atuar como consultor de conteúdo digital para empresas e artistas.
MARIANA IANNUZZI
Sou estiloterapeuta, artesã de experiências e facilitadora de processos de transformação.
Todo o meu interesse está voltado para a expressão da identidade de cada indivíduo, tendo o corpo como núcleo deste processo e a roupa como linguagem desta manifestação.
Minha trajetória pessoal, minhas pesquisas em campo e meus estudos resultaram na criação da Estiloterapia, um processo de auto conhecimento e construção de uma narrativa visual a partir da relação com o vestir.